Blog

  • Nova camada de otimição Vulkan, sendo Open Source traz NVIDIA Reflex para GPUs AMD e Intel, melhorando a latência do Windows no CS2

    Nova camada de otimição Vulkan, sendo Open Source traz NVIDIA Reflex para GPUs AMD e Intel, melhorando a latência do Windows no CS2

    Um novo projeto de código aberto promete melhoras a latencia no CS . A projeto ganhou mais alcance no CS após ser divulgada pelo perfil @ThourCS2, no X (antigo Twitter), chamando a atenção da comunidade.

    Batizado de low_latency_layer, o projeto desenvolvido em C+ consiste em uma camada implícita da API Vulkan que implementa tecnologias de redução de latência tanto da AMD quanto da NVIDIA de forma totalmente agnóstica de hardware.

    Na prática, isso significa que recursos exclusivos, como o NVIDIA Reflex e o AMD Anti-Lag, agora podem ser ativados em GPUs da AMD (mais antigas) e da Intel.

    Fim da disparidade de hardware

    No cenário atual de jogos para PC, existe uma disparidade de suporte: consideravelmente mais aplicativos e jogos oferecem suporte nativo ao NVIDIA Reflex do que ao AMD Anti-Lag. Isso deixava os usuários de placas de vídeo Radeon ou Intel Arc em desvantagem no tempo de resposta.

    O low_latency_layer resolve esse problema implementando as extensões de dispositivo VK_NV_low_latency2 e VK_AMD_anti_lag. Quando utilizado em conjunto com o dxvk-nvapi (que repassa as chamadas relevantes do sistema), a camada ignora a necessidade de suporte oficial direto no nível do driver da placa de vídeo. O jogo “acredita” que está conversando com a tecnologia nativa, permitindo que a redução de latência funcione de forma universal.

    Benchmarks: Linux melhor que o Windows no CS2

    A Korthos Software, responsável pelo projeto, conduziu testes em um ambiente de peças de alto desempenho, utilizando um processador AMD Ryzen 7 9800X3D e uma Radeon RX 7900 XTX rodando Gentoo Linux com KDE Plasma 6.6. O foco foi testar resoluções mais baixas e altas taxas de atualização para isolar a latência da forma mais precisa possível.

    Os resultados em Counter-Strike 2 (CS2), destacados por ThourCS2, chamam atenção:

    • Melhor que no Windows: Ao contrário de jogos onde os resultados foram apenas equivalentes, no CS2, tanto as implementações do Reflex quanto do Anti-Lag 2 via low_latency_layer no Linux bateram claramente os números nativos do sistema operacional da Microsoft em termos absolutos de baixa latência.
    • Empate técnico: As tecnologias Reflex e Anti-Lag 2 apresentaram desempenho idêntico quando rodadas através desta camada.
    • Problemas no ecossistema nativo expostos: Os testes também apontaram que a camada Vulkan Anti-Lag nativa do driver Mesa no Linux não está gerando reduções reais. Além disso, rodar o CS2 com a API Vulkan no Windows causou uma regressão na latência base, que o Anti-Lag 2 oficial da AMD não conseguiu recuperar.

    Como testar?

    Para quem quiser testar o programa, as instruções de instalação e gráficos completos de benchmark estão disponíveis publicamente na página do low_latency_layer no GitHub.

  • Retake Scout #4 – lash

    Retake Scout #4 – lash

    Representando a Keyd Stars, o quarto nome analisado por @SeteSoares na série de reports da RetakeCS é o AWPer brasileiro Gabriel “lash” Sampaio, de 21 anos.

    O jogador começou no cenário profissional em agosto de 2023, pela Yawara. Durante o pouco mais de um ano em que atuou pela organização mato-grossense, destacou-se como um dos jogadores mais importantes da equipe, mantendo um rating de 1.07 dentro dos servidores, mesmo em um time que ainda tentava se firmar na “selva” sul-americana.

    Em 2025, atuou pela Elevate e manteve uma performance sólida ao longo de toda a temporada, registrando 1.09 de rating. Seu maior destaque veio pelo lado CT, onde alcançou 1.13 de rating. Já no TR, apresentou uma queda de desempenho, registrando 1.04 — um número mais discreto —, focando mais em suporte e situações de late round do que em jogadas agressivas.

    Ainda em 2025, já em dezembro, foi contratado pela Keyd Stars, onde vem apresentando números semelhantes até o momento, com média de 1.09 de rating. Desta vez, porém, de maneira mais equilibrada, com o TR rating subindo para 1.09 e o CT caindo levemente para 1.10. Todo esse conjunto lhe garante um índice de scout de 6.8.

    Card feito por @SeteSoares

    Dentre as mudanças que ocorreram em seu estilo de jogo na Keyd, está o fato de o jogador ter se tornado um pouco mais ativo pelo lado TR, participando e efetuando mais trade kills durante os rounds. Ainda assim, mantém características de um jogador mais voltado para o late round, sobrando bastante para clutches, pós-plants e saves. No CT, continua sendo um AWPer mais passivo no geral, mas tem se arriscado mais em seu time atual, atuando com um pouco mais de agressividade.

    Em uma função na qual muitos consideram que o Brasil possui poucos nomes de qualidade, lash demonstra potencial e consistência comprovada, podendo figurar, no futuro, entre os grandes nomes da AWP na América do Sul.

    O valor do índice de scout é baseado em uma fórmula matemática que usa os seis parâmetros no card para o cálculo.
    Os stats usados nessa série de análises são tirados do site da HLTV.

  • Retake Scout #3 – guty

    Retake Scout #3 – guty

    Depois de dois brasileiros figurarem em nossa lista de promessas, chegou a hora de um hermano também dar as caras. Vindo do bom time da ShindeN, Lautaro “guty” Gomez, de 21 anos, se mostra ser um dos jogadores para o futuro do CS argentino.

    O player apareceu no cenário competitivo em janeiro de 2025, pela Dusty Roots, onde permaneceu até dezembro do mesmo ano, mantendo um rating de 1.02. Números medianos, é verdade, mas, levando em consideração o contexto de ser a primeira equipe profissional do jovem e ainda dentro da “selva” sul-americana — enfrentando diversos times mais estruturados —, pode-se dizer que o jogador conseguiu segurar a bronca e criar “casca” para os próximos desafios.

    Depois de uma curta passagem pela Isurus, o argentino foi contratado pela ShindeN em fevereiro de 2026, organização na qual encontrou seu melhor jogo, atuando em um elenco forte e com um estilo bastante único. No ano, seu rating geral já subiu para 1.11, uma melhora considerável em relação a 2025. O número cresce ainda mais quando levamos em conta apenas seu período na ShindeN, chegando a 1.15 — o oitavo maior rating entre jogadores argentinos no ano.

    Card feito por @SeteSoares

    Atualmente, guty atua, de maneira geral, como um half-lurker/coringa pelo lado TR, sendo o jogador com os melhores stats como trader da equipe. No CT, exerce a função de rotator — não sendo extremamente agressivo, mas ainda assim bastante sólido —, além de também ostentar bons números como trader no lado defensivo.

    Como a ShindeN joga de forma muito dinâmica, principalmente no TR, a análise acaba se tornando menos específica e mais contextual. No ataque, mesmo atuando como half-lurker, muitas vezes o jogador “muda” de função dependendo do round ou do mapa, assumindo um papel de coringa. Ao lado de naz e tom1jed, alterna responsabilidades dependendo do contexto — em alguns rounds, guty pode virar o entry da equipe ou até assumir o lurker —, tornando o time imprevisível e potencializando as características individuais dos jogadores.

    Outros pontos de destaque são a qualidade do argentino em pistol rounds pelo TR, com um alto rating de 1.48 pela ShindeN, e seus 21% de rounds com multi-kills no lado CT.

    Mostrando uma notável crescente em pouco tempo como jogador profissional, o jovem argentino já se tornou um dos principais nomes do país no cenário de CS e é justo deixá-lo com um índice de scout de 7.1/10. Um player com muito potencial e que não para de melhorar.

    O valor do índice de scout é baseado em uma fórmula matemática que usa os seis parâmetros no card para o cálculo.
    Os stats usados nessa série de análises são tirados do site da HLTV.

  • Jogadores da Furia tentam convencer Fallen a adiar aposentadoria

    Jogadores da Furia tentam convencer Fallen a adiar aposentadoria

    De acordo com o coach da organização Sidnei “sidde” Macedo, em entrevista para o portal Dust2 brasil, os jogadores da equipe têm tentado convencer Gabriel ‘FalleN’ Toledo a adiar sua aposentadoria do competitivo de Counter-Strike, apesar da decisão já ter sido tomada pelo jogador.

    “FalleN vai jogar até o fim do ano, e já estamos planejando a transição para um novo jogador. Ainda não posso revelar nomes, pois muita coisa pode mudar. Toda vez que ele pensa em se aposentar ou dá um prazo, tentamos adiar. E ainda vamos tentar convencê-lo a jogar no próximo ano também, embora, no final das contas, a decisão seja dele”, contou Sidde ao portal.

    Enquanto tenta mudar a decisão do capitão, a FURIA também já trabalha nos bastidores em busca de um substituto. Sidde explicou que a organização ainda não iniciou negociações, mas faz um mapeamento de possíveis candidatos para assumir a vaga futuramente.

    Presente no cenário competitivo de Counter-Strike desde 2003, a lenda FalleN anunciou durante a IEM Rio que encerrará sua carreira ao fim da temporada. A expectativa é de que o último grande campeonato do jogador seja o PGL Major Singapore, marcado para acontecer entre 25 de novembro e 13 de dezembro.

    Mesmo após deixar os servidores como jogador profissional, FalleN pretende seguir ligado ao cenário competitivo. Em entrevista à Dust2 Brasil, o veterano afirmou que participará do processo de escolha do próximo jogador da equipe e que deseja continuar impactando pessoas através do jogo, seja por meio de streams, aulas ou produção de conteúdo.

  • Retake Scout #2 – pepe

    Retake Scout #2 – pepe

    O segundo jogador da nossa série de relatórios com @SeteSoares sobre promessas e nomes em ascensão no cenário sul-americano é alguém já mais conhecido pela comunidade. Pedro “pepe” Almeida fazia sucesso como streamer antes de se tornar jogador profissional de CS pela Sharks Youngsters, na segunda metade de 2023, e hoje mostra por que decidiu migrar para o cenário competitivo.

    Pepe subiu para o time principal da organização portuguesa em maio de 2024, mas foi no início de 2025, pela Galorys — equipe formada por outras promessas do cenário —, que realmente ganhou destaque. O jogador permaneceu na organização até setembro do mesmo ano e ostentou um rating médio de 1.10, se destacando como um opener/playmaker de estilo bastante agressivo.

    Atualmente, pepe está na Bounty Hunters e parece viver o melhor momento da carreira. Desde que chegou à equipe, em fevereiro de 2026, o jovem mantém um rating de 1.14, o maior de sua trajetória no cenário profissional.

    O player também mudou um pouco sua forma de jogar na BH. Do lado TR, atua como um verdadeiro coringa, com bastante liberdade de movimentação pelo mapa, mantendo a característica de playmaker agressivo, porém jogando menos como opener e mais como um trader clássico. Já no CT, exerce a função de rotator na maioria dos mapas, também com bastante liberdade dentro do jogo.

    Podemos observar no card a seguir alguns de seus números recentes:

    Card feito por @setesoares

    O player já figurou três vezes na lista de “prospects” da HLTV. A seleção reúne cinquenta jovens jogadores que se destacam no cenário mundial de CS e demonstram grande potencial para se tornarem nomes de destaque no futuro. Em nosso índice de scout — métrica utilizada para calcular o desempenho e o potencial apresentado pelo atleta —, o jovem playmaker exibe um expressivo 8.0/10, justificando toda a atenção dada à promessa.

    Com apenas 20 anos e ótimos números para sustentar essa expectativa, pepe vai se firmando como um dos nomes mais sólidos do cenário sul-americano e um player para ficar de olho no futuro.

    O valor do índice de scout é baseado em uma fórmula matemática que usa os seis parâmetros no card para o cálculo.
    Os stats usados nessa série de análises são tirados do site da HLTV.

  • Retake Scout #1 – k1not1

    Retake Scout #1 – k1not1

    Quantos jogadores de CS você já viu e se perguntou: “Esse cara é muito bom, de onde será que veio?” ou até mesmo “Como ninguém falou dele antes?”. Muitos players no cenário sul-americano de CS já passaram por esse tipo de questionamento da comunidade: Insani, quando subiu para o time principal da MIBR, por exemplo, ou molodoy, quando foi contratado pela FURIA.

    Nessa nova série de análises, @SeteSoares mergulha em nomes promissores do cenário sul-americano de CS, destacando e destrinchando jogadores “desconhecidos” que podem se tornar grandes talentos no futuro ou que vivem uma ascensão recente digna de atenção.

    Esses players reúnem bons números, potencial latente e ainda certo nível de desconhecimento por parte daqueles que acompanham o CS2 competitivo em nossa região. Por isso, nós da RetakeCS gostaríamos de dar o devido reconhecimento a essas promessas e surpresas do cenário.

    E o primeiro jogador analisado é o awper de 21 anos da Galorys, Fabricio k1not1Manheze.

    Card feito por @setesoares

    O jogador apareceu no cenário competitivo pela BESTIA Academy no começo de 2025 e, após um ano na organização argentina, foi contratado pela Galorys em abril de 2026. O jovem AWPer mostra um lado CT muito sólido, com Rating HLTV 3.0 de 1.16 ao longo de 2026. Porém, ainda apresenta certa dificuldade no TR, com um rating mais modesto, de 1.03, mostrando que, apesar do potencial, o player ainda tem pontos a desenvolver.

    O jogador tem um estilo mais safe pelo lado TR, atuando como um AWPer de suporte, ajudando com granadas e também se beneficiando dos trades que aparecem no desenrolar dos rounds. Além disso, costuma permanecer vivo até o fim das rodadas, atuando como um closer — defendendo retakes —, um estilo mais padrão no meta de AWP.

    Na defesa, por outro lado, o jogador é um pouco mais agressivo, buscando com mais frequência a “first kill” do round — com 21.2% de tentativas —, um número considerado razoável para AWPers no lado CT, além de contar com 68.3% de sucesso nessas situações. No geral, mesmo no lado CT, o jogador ainda é considerado mais passivo em comparação a outros players da mesma função.

    Outros pontos de destaque são seus 0.16 trade kills por round no CT e o bom desempenho em pistols — com 1.26 de rating somando ambos os lados.

    Podemos ver, então, que, mesmo não estando totalmente pronto, k1not1 já apresenta números sólidos em pouco tempo de cenário profissional e, com apenas 21 anos, ainda tem muito espaço para evoluir, demonstrando grande potencial para o futuro.

    Os stats usados nessa série de análises são tirados do site da HLTV.

  • CS2 ou Valorant? Bug de “Câmera do Cypher” permite ver inimigos através das paredes.

    CS2 ou Valorant? Bug de “Câmera do Cypher” permite ver inimigos através das paredes.

    Já imaginou ter as habilidades do Cypher (personagem do Valorant) dentro do CS2? Por mais absurdo que possa pareça, um novo exploit está permitindo que jogadores possam observar os adversários através das paredes utilizando a câmera de previsão de granadas em servidores oficiais.

    A Prova do Crime

    A situação ficou mais clara após um vídeo publicado pelo criador de conteúdo @aquaismissing no X (antigo Twitter)onde na postagem (que viralizou rapidamente) o influenciador mostra que a ferramenta de treino de granadas — que deveria estar restrita a servidores privados — pode ser levada para partidas do modo Premier. O resultado é um “wallhack” improvisado: a câmera de granadas revela a presença dos inimigos através das paredes, garantido toda e qualquer informação do time adversario.

    Como o exploit funciona

    O bug consiste na execução de comandos nas opções de inicialização do jogo dentro da Steam. Ao executar o comando nas opções de inicialização, a ferramenta de “câmera de granadas” — originalmente criada apenas para o modo de treino — passa a funcionar dentro do MM e do modo Premier.

    Ao segurar uma granada durante a partida, uma popup com a câmera de granadas aparece na tela mostrando o local de impacto do utilitário. A questão é que essa janela permite visualizar os players inimigos, funcionando basicamente como um “wallhack legalizado” pela própria Valve.

    Previsão de correção e riscos

    Até o momento desta publicação, a Valve ainda não lançou um hotfix para o problema. Porem, seguindo o histórico de atualizações do Counter-Strike, a expectativa é que a correção seja implementada já terça-feira evitando com que players possam abusar desse BUG em suas partidas.

    ⚠️ Alerta aos jogadores: Embora o erro seja uma falha técnica do próprio jogo, o uso deliberado de exploits para obter vantagem competitiva é passível de punição. Jogadores que utilizarem o comando para subir de ranking correm o risco de sofrer banimentos pelo abuso do bug. A recomendação é evitar o uso e aguardar a atualização oficial.

  • G3X tem interesse em skullz e reNTU para retorno ao CS2

    G3X tem interesse em skullz e reNTU para retorno ao CS2

    Organização busca voltar para o jogo competitivo.

    O mercado de transferências do cenário competitivo de CS2 segue quente, e as movimentações e rumores nos bastidores não param. Segundo apurações feitas pela RetakeCS, a organização da g3x está se movimentando para voltar ao cenário de CS2, e dois nomes estão sendo sondados: o ex-FURIA Felipe “skullz” Medeiros e o awper Renan “reNTU Cardoso, atualmente na Red Canids Academy.

    As informações indicam que a organização de Gaules busca contar com o rifler para o retorno à modalidade, porém não foi apurado se as partes já iniciaram uma negociação de fato.

    Paralelamente, outro nome associado à g3x é o da jovem promessa reNTU. As apurações, contudo, apontam que o jogador está sendo sondado por diversas outras organizações, não apenas pela de Gaules.

    Em contato com a RetakeCS, a Red Canids afirmou que não comenta rumores de mercado. Até o momento da publicação desta matéria, a página não conseguiu contato com a g3x.

    Caso os jogadores sondados venham a fechar com a equipe, o time da g3x teria, por enquanto, os seguintes nomes na volta para o CS:

    🇧🇷 Renan “reNTU” Cardoso

    🇧🇷 Felipe “skullz” Medeiros

  • “Ele é um segundo pai”: molodoy reflete sobre aposentadoria de FalleN e sua evolução na FURIA

    “Ele é um segundo pai”: molodoy reflete sobre aposentadoria de FalleN e sua evolução na FURIA

    Em uma entrevista concedida à BLAST durante o torneio BLAST Rivals 2026 Season 1, e publicada posteriormente no portal oficial da organizadora, o astro da FURIA, molodoy, abriu o jogo sobre o momento atual da equipe. Em conversa com o repórter Sam McKenzie, o AWPer detalhou como a iminente aposentadoria de Gabriel “FalleN” Toledo está moldando não apenas o clima no vestiário, mas o seu próprio estilo de jogo.

    A Mudança de Mentalidade: Do Individual ao Coletivo

    Conhecido por seu estilo explosivo e, por vezes, individualista, molodoy revelou que o ano de 2026 marca uma fase de amadurecimento tático. Ele explicou que a busca pela consistência da FURIA passa por uma comunicação muito mais clara e menos baseada no instinto solitário.

    “Talvez no passado eu tivesse a mentalidade de jogar para mim mesmo, mas agora minha mente mudou para ajudar o time da melhor forma”, afirmou o jogador. “Às vezes jogo de forma mais lenta, sem dar o ‘peek’, mas o principal é fazer isso com o time. No passado, eu fazia as coisas sem dizer nada; agora, se eu quero fazer algo, eu sempre aviso.”

    O Peso do Legado de FalleN

    O anúncio de que o “Professor” deixará os palcos ao fim de 2026, feito originalmente no IEM Rio, ainda ecoa profundamente em molodoy. O jovem descreveu FalleN como um “segundo pai”, destacando a gratidão pelo homem que lhe entregou a AWP e o guiou ao cenário de elite.

    • Impacto emocional: molodoy admitiu que o anúncio foi um choque (soube apenas um dia antes) e que a despedida será difícil.
    • Foco em troféus: Em vez de sentir pressão, o jogador afirma que o elenco está focado em “aproveitar o momento” e dar ao capitão mais conquistas antes da aposentadoria.

    O Futuro da FURIA

    Com o contrato de FalleN chegando ao fim e o cenário brasileiro em expectativa, molodoy foi questionado pela BLAST sobre o futuro da organização em 2027. Embora o planejamento já esteja ocorrendo nos bastidores, o jogador preferiu manter o mistério sobre uma possível internacionalização do elenco.

    “Estamos pensando no próximo ano e temos tempo para refletir, o que é bom”, limitou-se a dizer sobre a possibilidade de manter um núcleo 100% brasileiro ou abrir as portas para estrangeiros.